3/05/2009

As mulheres e as casas-de-banho

O mundo feminino é feito de relações: com os homens, com a família, com os amigos, com os saldos… Mas a mais estranha de todas é a sua relação com as casas-de-banho, nomeadamente as públicas. Cinco metros quadrados de azulejos, mais ou menos brancos, que escondem, provalvemente, alguns dos maiores segredos da humanidade. O primeiro de todos: porque é que as mulheres vão aos pares à casa-de-banho? Há uma explicação logo à vista: porque se fossem dois homens eram logo acusados de extrema mariquice.
Esta é realmente uma questão que teima em não ter uma resposta concreta e fidedigna. Mais do que ter uma razão é preciso explanar um conjunto de teorias. A primeira das quais, e mundialmente aceite, passa pelo simples facto de que as mulheres vão aos pares à casa-de-banho para poderem falar mal das que ficaram na sala, restaurante ou discoteca. É por isso que, por outro lado, nenhuma mulher se arrisca a ir sozinha à casa-de-banho: simplesmente para impedir que as outras que ficam na sala falem mal dela.

Está certo que grande parte das mulheres sente uma necessidade inquestionável de cochichar- destaque para a expressão “grande parte” porque a “pequena parte” é geralmente o alvo do cochicho. A escolha do sítio onde fazem as necessidades foi, curiosamente, uma necessidade. É geralmente o único local isolado dentro de um espaço público.

A casa-de-banho funciona assim como espécie de confessionário, uma sala oval, uma redoma de segurança que lhes permite dizer tudo e depois sair de lá como se nada passasse. O problema surge quando estão reunidas apenas três mulheres e querem falas mal umas das outras. Depois surgem situações do género:

Mulher A- Vou à casa-de-banho…
Mulher B- Eu vou contigo…
Mulher C- Eu também vou!
Mulher A- Ahhh, afinal já perdi a vontade!
Mulher C- Mas eu vou na mesma, vens B?
Mulher A- Olha… voltou a vontade! Afinal estou mesmo apertadinha!
Mulher C- Então eu vou contigo e fica a B a guardas as coisas…
Mulher B- Eu não preciso porque já me mijei toda.

É por isso que a casa-de-banho das mulheres está sempre muito mais limpa e cheirosa do que a dos homens, porque simplesmente não é utilizada para aquilo que foi inicialmente desenhada.
(continua amanhã... ou depois)

1 comentário:

Anónimo disse...

Raminhos viste o mail sobre os "quecas" em faro que mandei á catarina??vê que vais gostar