3/08/2012

Dedicado ao Dia da Mulher

Ora como hoje é Dia da Mulher aqui fica uma prenda... ou não. Um texto integral que podem encontrar na obra "O Amor não tem hora marcada, excepto nos classificados".

A igualdade entre homem e mulher existe?

O homem é mais inteligente do que a mulher? A mulher tem mais capacidades do que homem? E se ambas são verdade quer isto dizer que os homossexuais são mais inteligentes que todos nós? A igualdade entre homens e mulheres, nas suas inúmeras variáveis, sempre foi um tema polémico e é um mito. Somos todos igualmente diferentes. A única altura em que as mulheres são superiores ao homem é quando ficam por cima na cama. Não quer isto dizer que os homens sejam melhores mas, neste caso específico, alguém tem de ficar em cima ou atrás, quanto muito assim de lado, em conchinha.

Sustentam os estudos científicos e académicos que existem diferenças, sobretudo fisiológicas, entre homens e mulheres mas, como em tudo, há excepções. Por exemplo, defende-se que as mulheres são melhores com as palavras, no entanto, são inúmeros os casos de mulheres que ganham muito mais se ficarem com a boca fechada. Por outro lado, os homens têm uma localização espacial muito mais desenvolvida. Tendem a usar marcos absolutos, referências espaciais, coordenadas, metros.

Um homem que dá indicações refere que “a trezentos metros tens que virar à esquerda logo a seguir a um entroncamento”; uma mulher diz que “tens de passar pela Zara, a seguir vês uma Mango… ainda não é aí, depois há uma rua à esquerda onde… olha sabes quem vi ontem? A Joana! Aquela gaja é uma vaca…”. A ciência também já provou que existem diferenças nas características neuroquímicas entre homem e mulher. O cérebro está dividido em dois hemisférios e está provado que há uma maior comunicação entre os dois hemisférios femininos. O que eu gostava de saber é o que tanto conversam o hemisfério esquerdo e direito das mulheres e, já agora, se os neurónios também vão à casa de banho em pares. Talvez por uma maior “comunicação mental”, segundo vários estudos, as mulheres também são mais propensas à demência.

Aliás, o primeiro sinal de loucura surge quando dizem que querem casar. Quando o homem se apercebe já está às compras no hipermercado e a conhecer os pais da namorada. Mas, como tudo, isto são ensaios baseados em médias e não são a regra. Outro exemplo, os machos são mais propensos para a música, todos os grandes compositores são homens, no entanto, por mais que tente, não consigo tocar piano e não sei se isto estará relacionado com o facto de nunca ter tido lições. Há homens que urinam sentados e mulheres de pé… embora se verifique mais tarde que afinal estas também são homens. No campo social, caminha-se para a igualdade… ou não. As mulheres podem ser polícias? Podem sim senhora! Podem trabalhar nas obras? Podem sim senhora! Podem ser jogadoras de futebol e pugilistas? Claro que sim! Quem é que carrega os sacos das compras? O homem. Para quando a mulher que me abre a porta do carro para eu sair? Para quando a mulher que me coloca o casaco nos ombros porque está frio? Para quando a mulher que me dá o braço quando um salto do meu sapato estiver preso nas pedras da calçada? Há quem defenda que se trata de cavalheirismo, uma palavra que terá evoluído de cavaleirismo, homem-burro.

As mulheres têm o verdadeiro poder, esta é a verdade. Aliás, as amazonas foram o primeiro exemplo de fêmeas emancipadas. Mulheres poderosas porque manejavam armas como arcos, espadas e lanças atormentando os homens, levando-os ao desespero e à morte. A verdade é que, séculos mais tarde, tudo continua igual só que a arma agora chama-se VISA Electron.